Artigo

Felgueiras: Nuno Fonseca equaciona auditoria às contas da autarquia

96 Visualizações

Felgueiras: Nuno Fonseca equaciona auditoria às contas da autarquia

 

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, eleito no dia 01 de outubro, está a ponderar realizar uma auditoria às contas municipais, depois de encontrar a autarquia sem fundos disponíveis.

“Estou preocupado com a situação das contas da autarquia, que terá de ser verificada”, afirmou o autarca, frisando que até à entrada em vigor do novo orçamento, em janeiro, até as despesas mais pequenas têm de ser adiadas, tendo em conta que há fundos negativos disponíveis no valor de 1,3 milhões de euros.

Na primeira reunião pública do executivo, Nuno Fonseca confrontou os quatro vereadores da oposição (PSD), que estiveram no poder no anterior mandato, com a situação em que se encontram as finanças da Câmara Municipal, entregando-lhes um quadro que reproduz o momento atual, nomeadamente dos fundos disponíveis negativos.

Nuno Fonseca criticou também o anterior executivo por ter antecipado receitas que estavam indicadas para o final deste ano.

O autarca referiu que está a ser realizado um “levantamento interno rigoroso” das situações, incluindo algumas obras lançadas pelo anterior executivo sem alegadamente estarem contratualizadas. Em função do que for apurado, acrescentou, será tomada a decisão de se avançar ou não para uma auditoria externa, algo que, admitiu ainda, seria desejável evitar devido aos elevados custos que comportaria para o município.

Recorde-se que a coligação “Sim Acredita”, sustentada pelo Partido Socialista e pelo partido Livre, ganhou as autárquicas em Felgueiras com maioria absoluta, derrotando o social-democrata Inácio Ribeiro, que governava a Câmara há dois mandatos.