Artigo

EMPREGO NA REGIÃO NORTE DISPARA E REGISTA MAIOR CRESCIMENTO DOS ÚLTIMOS 15 ANOS

1608 Visualizações

Emprego na região Norte dispara e regista maior crescimento dos últimos 15 anos

Com mais 35 mil pessoas empregadas, a região Norte assistiu, no último trimestre de 2016, ao “mais acentuado crescimento do emprego nos últimos 15 anos em termos homólogos”. Por sua vez, a taxa de desemprego alcançou “o valor mais baixo desde 2009, fixando-se nos 11,5 por cento”. Estas são as conclusões do Relatório “NORTE Conjuntura”, publicação trimestral produzida pela Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N) e que foi ontem divulgado.

De acordo com o documento, o ramo de atividade que, em termos homólogos, mais impulsionou o crescimento do emprego na Região do Norte foram as atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com mais 18 mil empregados do que no mesmo período do ano anterior. Destaque também para o ramo do alojamento, restauração e similares, que somou mais cerca de 17 mil empregados.

Conheça aqui o relatório em detalhe.

Em fevereiro IEFP regista maior queda de desemprego em 28 anos. Região Norte acompanha a tendência

Já este ano, no final do mês de fevereiro, o número de desempregados registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) caiu 15,3%, o maior recuo homólogo desde 1989. Em comparação com o mês de fevereiro de 2016, mais de 88 mil pessoas saíram da situação de desemprego.

De acordo com os dados publicados esta semana pelo IEFP, o desemprego recuou em todas as regiões, sendo que, num ano, o Norte registou mais 34.185 pessoas empregadas. Já em 2017 e em apenas dois meses, são já 3.587 as pessoas colocadas em postos de trabalho.

Conheça aqui o relatório em detalhe.