Artigo

Eduardo Vítor Rodrigues eleito presidente do Conselho Metropolitano do Porto

76 Visualizações

Eduardo Vítor Rodrigues eleito presidente do Conselho Metropolitano do Porto

 

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, foi ontem eleito presidente do Conselho Metropolitano do Porto.

O autarca socialista terá ao seu lado, na vice-presidência, Emídio Sousa e Margarida Belém, presidentes das Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e Arouca, respetivamente. Para a comissão executiva foram eleitos Mário Rui, Sara Lobão e Lino Ferreira, além de mais dois elementos não remunerados.

Transportes e fundos comunitários são os temas mais desafiantes para os autarcas neste novo ciclo político.

Assumindo que as “concessões são precárias”, o autarca mostrou-se disponível para trabalhar no sentido de “conseguir um concurso que seja capaz de dar boa qualidade de transportes e de mobilidade na Área Metropolitana”, quer dentro dos municípios quer entre os municípios.

“Mas também um concurso que salvaguarde aqueles que já estão a operar dentro do território”, acrescentou, assinalando que “muitos deles têm ainda um trabalho a fazer”, reivindicando para tal “o apoio do Governo”.

Relativamente à descentralização, Eduardo Vítor Rodrigues disse que se trata de uma discussão “transitoriamente congelada pelo período eleitoral”, mostrando-se convencido de que no próximo ano isso seja “claramente assumido pelo Governo”, acrescentando que pretendem ser os interolocutores neste processo de descentralização.

“Saímos desta reunião com um espírito metropolitano mais reforçado, uma vontade de trabalhar com todas as entidades que estão no terreno, com os municípios, mas também com o poder central, de forma leal, mas reivindicativa porque temos muito caminho para percorrer”, concluiu o novo líder do Conselho Metropolitano do Porto.