Artigo

DISTRITO DO PORTO É O MAIOR BENEFICIÁRIO DA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA

85 Visualizações

Distrito do Porto é o maior beneficiário da Tarifa Social de Energia

Com mais de 130 mil residências abrangidas, o Porto é o distrito com mais beneficiários da Tarifa Social de Energia, revelam os mais recentes dados do Ministério da Economia.

Num universo de 133.329 famílias abrangidas pelo apoio no distrito do Porto, o concelho de Gaia lidera o topo da tabela com 23.559 beneficiários, ao qual se seguem Gondomar (14.008) e Porto (12.330).

Segundo Manuel Pizarro, presidente da Distrital do Porto do PS, “o que estes dados nos indicam é que foi precisamente neste distrito que as políticas de austeridade do governo PSD/CDS mais se fizeram sentir”, pelo que considera que “é imperativo divulgar o mais possível as medidas que o atual governo tem vindo a implementar no sentido de devolver a dignidade às famílias, como é o caso da Tarifa Social de Energia”.

A medida foi criada em 2010 pelo governo socialista com o objetivo de proteger clientes finais que se encontravam em situação económica vulnerável, mas, “apesar da sua justiça social”, em 2014 o executivo de Pedro Passos Coelho alterou as regras de atribuição e baixou o rendimento mínimo elegível para se ter acesso, pelo que “não admira que, em 2015, apenas 69 mil famílias recebessem o apoio”, sustenta Manuel Pizarro.

Recorde-se que, fruto das recentes alterações legislativas à medida, nomeadamente no que se refere ao automatismo do apoio, a Tarifa Social de Energia abrange hoje 690 mil agregados familiares, mais meio milhão face ao número total de beneficiários durante o governo PSD/CDS.