Artigo

SANTO TIRSO PROMOVE POESIA NOS AUTOCARROS E COMBOIOS

942 Visualizações

Santo Tirso promove poesia nos autocarros e comboios

Se hoje, Dia Mundial da Poesia, entrar num transporte público em Santo Tirso e começar a ouvir um poema, não estranhe, é apenas a “Poesia Livre”, iniciativa promovida pela autarquia socialista em parceria com as escolas do concelho.

Às 9 horas e 12 minutos a próxima paragem é: Poesia. Numa viagem de comboio desde a estação de Vila das Aves, Santo Tirso, até à estação de S. Bento, os alunos da Escola Básica da Ponte celebram o Dia Mundial da Poesia com declamações de poemas aos passageiros. Uma viagem de ida e volta, na qual se contará com mais poesia.

Da parte da tarde, pelas 14h00, será a vez dos alunos do Instituto Nun’Alvres “apanharem” a boleia dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) e declamarem poesia no percurso que liga as Caldas da Saúde à Central de Camionagem de Santo Tirso. Neste espaço, pelas 14h30, decorrerá um pequeno concerto, mais uma vez dedicado à poesia.

Estas são apenas duas das iniciativas que marcam a programação deste ano da iniciativa Poesia Livre, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em articulação com as diversas instituições do concelho.

As escolas, explica Joaquim Couto, presidente da autarquia socialista, “são um parceiro privilegiado na nossa programação, uma vez que é necessário sensibilizar a comunidade escolar para a importância da poesia”.

As iniciativas estão inseridas no programa “Poesia Livre” que arrancou a 9 de março e que termina dia 26. “E o grito se fez verbo” dá o mote à edição deste ano, na qual Manuel Alegre é o poeta homenageado.