Artigo

CÂMARA DE SANTO TIRSO E GOVERNO VÃO REQUALIFICAR CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO AVE

513 Visualizações

Câmara de Santo Tirso e Governo vão requalificar Centro Hospitalar do Médio Ave

O ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou que o Centro Hospitalar do Rio Ave vai ser reabilitado.

O ministro esteve em Santo Tirso no dia 13 de março, como orador no Fórum Nacional do Serviço Nacional de Saúde e aproveitou o momento para confirmar a ação do Governo no que toca aos compromissos para a renovação do Centro Hospitalar.

O governante afirmou que o processo já está em andamento “para começarmos a dar expressão prática àquilo que são já compromissos assumidos. Aliás, para pôr em prática aquilo que é já um protocolo assinado”.

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, também marcou presença no painel de oradores, onde reforçou os acordos entre o Governo e a Câmara, no sentido de atender às necessidades dos cidadãos de Santo Tirso.

Para o autarca socialista, “ao decidir fazer o Fórum em Santo Tirso, o Ministério deu sinais políticos importantes, como a descentralização e o ímpeto reformista do Governo para se aproximar dos municípios, assim como responsabilizar-se para fazer a recuperação, em condições de igualdade no Serviço Nacional de Saúde, do Centro Hospitalar do Médio Ave”.

Apesar de o Centro Hospitalar ter passado por uma fase de “incerteza quanto ao futuro” e de “falta de investimento”, “pensamos que neste momento, há uma maior confiança, temos mais médicos e enfermeiros a trabalhar, sendo possível darmos uma resposta mais atempada às necessidades dos cidadãos”, acrescentou Joaquim Couto.

O Fórum contou ainda com a participação de Pimenta Marinho, presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, que concordou com a necessidade de requalificação do Centro Hospitalar. Por outro lado, o presidente da administração aproveitou para elogiar o progresso no que toca às listas de espera, considerando que o problema “está melhor do que há um ano”.

O Fórum Nacional foi promovido pelo Ministério da Saúde e reuniu vários profissionais da área, que debateram o tema “Reformar, Transformar, Modernizar”.