Artigo

Autárquicas: PS escolhe Pedro Sousa para a Junta Matosinhos e Leça da Palmeira

379 Visualizações

Autárquicas: PS escolhe Pedro Sousa para a Junta Matosinhos e Leça da Palmeira

O PS escolhe Pedro Sousa para encabeçar a lista à Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Pedro Sousa foi eleito presidente da referida Junta nas eleições de 2013 pelo movimento independente de Guilherme Pinto e, em 2009, tinha sido eleito pelo Partido Socialista, como presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira.

Com uma já longa experiência política, e após ter sido militante e dirigente distrital e nacional da Juventude Socialista, Pedro Sousa aderiu ao PS no ano 2000, tendo sido secretário-coordenador do PS Leça da Palmeira, e membro do secretariado do PS Matosinhos e da Comissão Política Federativa do PS Porto. Em 2005, foi candidato a vereador à Câmara Municipal de Matosinhos e, em 2013, desfiliou-se do partido em solidariedade com Guilherme Pinto. Mais recentemente, no seguimento da reconciliação deste grupo com o PS, Pedro Sousa solicitou também a sua refiliação.

Agora, e uma vez mais, Pedro Sousa disponibilizou-se a ser candidato pelo PS no quadro do processo de reaproximação do partido ao movimento independente. A sua candidatura foi decidida após consulta às Secções de Matosinhos e de Leça da Palmeira. Ferrinha Dias, militante socialista proposto como candidato pela Secção de Leça da Palmeira, declarou já a sua disponibilidade para apoiar a recandidatura de Pedro Sousa.

O PS indicará, proximamente, os seus candidatos a todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Matosinhos. Em causa estão mais três Juntas, nomeadamente, Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo; Custóias, Leça do Balio e Guifões; e São Mamede de Infesta e Senhora da Hora.

Recorde-se que o processo autárquico de Matosinhos foi avocado pela Federação Distrital do PS do Porto em setembro de 2016.